Clique nos tópicos para ver:
✤ Processo Religioso
Inicia-se com pelo menos 4 meses de antecedência
Residentes noutra Paróquia:
Os noivos organizam todo o processo de Casamento na paróquia de residência de um dos noivos. Logo que esteja finalizado é entregue a Atestação da Câmara Eclesiástica ao pároco dos Milagres.
Residentes no estrangeiro:
O processo de Casamento é organizado na paróquia de residência dos noivos no estrangeiro. Estando pronto o dossier no estrangeiro é enviado à Câmara Eclesiástica de Leiria ou à paróquia dos Milagres para conclusão do processo em Portugal.
CPM – Centro de Preparação para o matrimónio:
Os noivos têm que participar nos encontros de preparação para o matrimónio (datas e locais a combinar com o pároco).
✤ Processo Civil
Inicia-se no máximo com 6 meses de antecedência
Residentes em Portugal:
Os noivos têm que ir à Conservatória do Registo Civil da área de residência para solicitar o “Certificado para Casamento” (tem apenas 6 meses de validade. Este documento, uma vez levantado na Conservatória é entregue ao pároco para ser anexado ao processo de casamento.
Já casados civilmente:
Entregar ao pároco a Certidão de Casamento váli-da, passada na Conservatória do Registo Civil.
Residentes no Estrangeiro:
Podem solicitar o “Certificado para Casamento” no Consulado de Portugal na zona de residência e enviar/entregar o dito documento ao pároco.
Podem casar civilmente no país de residência tendo que obrigatoriamente registá-lo no Consulado de Portugal e enviar/entregar a Certidão de Casamento passada no Consulado ao pároco.
✤ A celebração Religiosa
Leituras
As Leituras para a Missa ou Celebração da Palavra podem ser escolhidas pelos próprios noivos e apresentadas ao padre que preside à celebração antecipadamente. Também podem ser escolhidas em diálogo com o padre que preside ao Matrimónio.
Ornamentações e arranjos florais:
Os noivos podem enfeitar o local da celebração a seu gosto, desde que comuniquem ao pároco antecipadamente. Caso haja mais do que um Casamento no mesmo dia os noivos devem fazer uma só ornamentação conjunta.
Após o casamento o Santuário deverá ficar ornamentado para as missas habituais. No entanto devem ser retirados os enfeites colocados no corredor ou bancos.
Por motivos de conservação do Santuário não é permitido o uso de colas, agrafos e/ou pioneses.
A passadeira da Igreja é azul. Outra cor é da responsabilidade dos noivos.
O tradicional arroz, confettis e pétalas apenas podem ser lançados no exterior do Santuário. Informam-se os noivos que a posterior limpeza tem custos para o Santuário.
Testemunhas (padrinhos):
Entre todos os padrinhos, nas assinaturas, dois deles terão que apresentar obrigatoriamente o Cartão de Cidadão, ou fazer-se acompanhar da respetiva fotocópia. O número de padrinhos não tem limite.
Animação Coral:
É da responsabilidade dos noivos a contratação do grupo coral (tendo em conta que é importante que o grupo tenha experiência litúrgica) e a escolha dos cânticos adequados para a celebração.
Fotografia e vídeo:
Havendo uma equipa de profissionais, exige-se que não perturbem a celebração, não exagerando nos movimentos. Pede-se uma postura discreta, elegante e digna do espaço. Aconselha-se um diálogo prévio com o pároco.
Despesas do Casamento:
As despesas inerentes ao processo de Casamento são variáveis (consoante os documentos a solicitar a outras paróquias – certidão de Batismos / certidão de estado livre e a Atestação da Câmara Eclesiástica). Pede-se aos noivos que sejam liquidadas antes do dia do Casamento.