
As festas do Senhor Jesus dos Milagres tornaram-se, ao longo dos anos, das mais populares e frequentadas do concelho de Leiria. Têm a sua origem num tempo em que os povos das aldeias pouco mais diversões tinham para além das festas, que periodicamente, homenageavam os santos padroeiros, nomeadamente os que eram tidos por mais milagrosos. Foi assim que começaram nesta terra, mesmo às portas de Leiria, festejos que chegaram a rivalizar com os da Nossa Senhora da Nazaré e ultrapassaram em numero de visitantes a romaria de Nossa Senhora da Encarnação, de Leiria.
A vitalidade dos Milagres aí está a mostrar que as suas festas sabem adaptar-se aos tempos que correm. Os antigos círios (romagens) ao Senhor dos Milagres já desapareceram. O da Nazaré, por exemplo, era assinalado ao longo de todo o trajecto pelas chamadas ruas do círio. Milagres e Nazaré mantêm ainda hoje essa ligação, com a presença de muitos peregrinos em ambas as festas. A realizada no Santuário do Sitio decorre oito dias antes da festa dos Milagres.
Os círios vinham de vários locais ao longo de toda a faixa litoral entre Nazaré e Aveiro, donde há uma forte ligação através do Senhor das Barroquinhas. Outro círio importante era o de Leiria. As pessoas mais velhas dizem que era o mais bonito, pois era puxado por cavalos em charretes engalanadas. Outro simbolismo aliado a este Santuário é o beijo que as pessoas ainda hoje dão nos pés da imagem do Senhor Jesus dos Milagres, onde penduram de seguida fitas de Cetim. As fitas representam uma pessoa ou um animal que esteve doente.
Outras promessas são cumpridas como o acender de velas e a oferta de peças em cera.
Memórias - Milagres
Quando se realiza:
Desde o inicio que no dia da Exaltação da Santa Cruz, 14 de setembro, se festeja anualmente o Senhor Jesus dos Milagres, donde vem o denominar-se esta festa, a festa dos catorze, mas este dia é variável, não obstante conservar ainda a mesma denominação.
A festa realiza-se no dia 14, se este caí à segunda-feira ou na primeira imediata àquele dia, caso este não caia à segunda-feira. No domingo festeja-se Nossa Senhora da Nazaré e na segunda-feira o Senhor Jesus dos Milagres. Até há alguns anos atrás havia ainda a feira anual na terça-feira.
Alguns cartazes (26 imagens)
Recortes de jornal
